Preenchimento negativo pode adicionar dimensão e contraste em suas cenas. Além de ser barato!

Quando contraste é o objetivo, a luz refletida do ambiente é sua maior inimiga. Mas não se preocupe, porque o preenchimento negativo está aqui para salvar o dia.

Quando falamos sobre iluminação,  a conversa geralmente gira em torno de como adicionar mais luz. O conceito é simples, adicione uma soft light, um kicker forte, algum splashes de luz no fundo e sua cena terá uma apresentação automaticamente melhor e mais profissional. Entretanto, é importante lembrar que contraste é um elemento essencial da boa iluminação, pois é um dos poucos mecanismos visuais que permitem perceber profundidade tridimensional em um meio bidimensional. Sem mencionar que visuais com contraste alto, geralmente agradam mais esteticamente, que suas contrapartes sem contraste.

Então, se o contraste é tão importante, porque nós focamos tanto em adicionar mais luz em nossas cenas para que pareçam melhores? É aí que a subtração de luz entra na jogada. Ao tirar luz ao invés de adicionar, nós criamos um contraste mais significativo para nossas cenas, além de adicionar profundidade e criar um senso de visual dinâmico. Um dos mais populares métodos para isso é o preenchimento negativo. Abaixo você confere um vídeo explicando a técnica.