Frame Rate vs Velocidade do Obturador

Atualmente novas tecnologias não param de aparecer, e junto delas diversos jargões profissionais se disseminam. Com tantos termos técnicos sendo lançados todos os dias, fica fácil se perder ou se esquecer de alguma deles. Um exemplo  clássico é a confusão de alguns a respeito do que de fato é frame rate e do que é a velocidade do obturador, em que cada um deles influencia e qual o melhor conjunto de configuração para ambos.

Para começar, assista abaixo esse vídeo bastante instrutivo (em inglês):

Agora que o vídeo foi visto e boa parte das dúvidas foram tiradas, vamos recapitular.

Frame Rate se refere ao número de imagens individuais que são capturadas pela câmera a cada segundo de vídeo. Também conhecido como FPS (Frames por segundo) os valores mais comuns em vídeos são 24, 25 e 30 frames por segundo.

Velocidade do Obturador se refere ao total de tempo que cada imagem fica exposta. Em um vídeo a velocidade do obturador se mede na maioria das vezes, por frações de segundo. O número indicado representa a fração pela qual o período de um segundo será dividido. Por exemplo, se a velocidade está em 60, significa que cada imagem fica exposta durante 1/60 (um sexagésimo) de segundo.

Muitas pessoas cometem o erro de assumir que por configurarem suas câmeras com uma velocidade de 100 no obturador, estão filmando em 100 frames por segundo, quando não estão. A maioria das câmera varia de 24 a 60 frames por segundo e o tempo de exposição padrão de 1/100.

O valor da velocidade do obturador pode interferir consideravelmente o efeito que seu vídeo terá. Uma velocidade rápida como 1/400, irá produzir imagens vivas e frisadas. Já um vídeo com a velocidade do obturador configurada para 1/30, irá produzir o contrário, um vídeo com maior efeito de velocidade e movimento, porém mais borrada.

Uma dica que pode ser dada para se obter um ótimo resultado com seu vídeo, é configurar a velocidade do obturador para o dobro do valor do frame rate. Por exemplo, se você grava um vídeo a 30 fps, o ideal é colocar a velocidade do obturador para 1/60. Porém nós estimulamos a experimentação. Escolha um cenário com movimento, e teste diversas velocidades, assim você encontra o formato ideal para sua produção.

Texto adaptado de: Vimeo

One thought on “Frame Rate vs Velocidade do Obturador

Comments are closed.